Data Driven Marketing


Data Driven Marketing

Data Driven Marketing - A ciência de dados no Marketing Digital

 

O cientista de dados é bastante analítico e estratégico, além de ser criativo para ser capaz de gerar as hipóteses a serem validadas, bem como explicar e entender os motivos de possíveis falhas. Desse modo, ele analisa e cruza dados para mensurar, entender e otimizar a Jornada de Compra do Cliente, identificando cada etapa e seu KPI (Indicador chave de Performance) correspondente, do Funil do Marketing. Muitas dessas otimizações estão correlacionadas, pois se melhorar uma taxa de conversão para uma visita após um anúncio, aumenta-se o volume ao mesmo tempo que diminuí o custo.

Com conhecimentos de matemática e estatística, faz a modelagem de comportamentos e processos, bem como a validação dos fatos por meio de números. Por meio de experimentos, pesquisa hipóteses com objetivos de aumentar taxa de cliques por visita, taxa de abertura por e-mail e taxa de clique em anúncio etc. Nesses experimentos, o cientista de dados coleta dados controlados que irão comprovar uma determinada hipótese a respeito desse comportamento.

O funil é uma forma de representar a jornada de compra dos visitantes do site e redes sociais até se tornarem clientes. As oportunidades enviadas para vendas são monitoradas, os dados do processo de venda, como o momento em que essa oportunidade entra em cada estágio do funil de vendas, detalhes da negociação, além do motivo pelo qual a venda não se concretizou. Com esses dados é possível obter insights para entender como filtrar e direcionar os esforços em resultados.

 

Os dados coletados podem ser usados para objetivos diversos:

 

  • Segmentação sofisticada da audiência.
  • Trackeamento e ativação de metas em diferentes canais.
  • Monitoramento de hábitos e da rotina do consumidor no mundo digital.
  • Integração de dados de diferentes fontes que, juntos, apontam novos caminhos para o Marketing e as Vendas.
  • Personalização da comunicação por clusters.
  • Ajuste de estratégias em tempo real.
  • Mensuração precisa de resultados.
  • Elaboração de insights para os negócios.


Para a aplicação da Ciência de Dados ao Marketing Digital (Data Driven Marketing), o cientista de dados tem um arsenal de ferramentas para cada tipo de problema que ele está resolvendo:

 

                                                  mapa mental dos serviços

 

Serviços:

 

  • Ecossistema Google, ativado para trackeamento do site e ativação de conclusão de ações de usuários durante a navegação, e também para campanhas de Links Patrocinados.
  • Análise de SEO para melhorar a posição orgânica em mecanismos de busca.
  • Implantação de software para automação de Marketing e Inbound Marketing.
  • Elaboração da Jornada do Cliente e construção de Dashboard para gestão por KPI’s.
  • Ativação de perfis de redes sociais e suas possíveis métricas.
  • Monitoramento de Mídias Sociais, análise competitiva de mercado e SAC 3.0.



Por
12/03/2017

Cientista de Dados especializado em Web Analytics com foco em Marketing Digital.
Certificado pelo Google Analytics Individual Qualification.
CEO da Data Control Room, consultoria de Ciência de Dados aplicado aos negócios.


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